terça-feira, 1 de março de 2011

Trabalho com música: Iluminismo.


Dando continuidade à proposta de trabalhar com música em sala de aula, aqui no caso uma paródia (que, já explicado anteriormente, não é minha), abordarei aqui o Iluminismo.  A ideia dessa atividade/aula é que a partir da análise da letra da paródia, os alunos possam compreender o que foi o Iluminismo. 

Essa atividade tanto pode ser aplicada antes do estudo do assunto, para que provoque o interesse dos alunos ou então após o estudo do Iluminismo, para reforçar a aula. Isso fica à critério do(a) professor(a). No meu caso, apliquei com as turmas da 8ª série após estudarmos o assunto.

Abaixo colocarei a letra e áudio para apreciação e download.


ILUMINISMO
Música: Garçom (Reginaldo Rossi)

PARTE I
Rousseau, na lei todo mundo é igual.
O povo mandar é legal.
Cuidado com o tal de Voltaire.

PARTE II
Ô John, o homem é um papel em branco.
Por isso estou lhe sendo franco.
Sua mente vamos iluminar.

PARTE III
Saiba que o Diderot resolveu inventar
a Enciclopédia para a organizar
tudo aquilo que o homem conseguiu pensar.

PARTE IV
Eu sei que Montesquieu vai querer dividir
o Estado em três pra poder controlar
o modelo inglês que quer implementar.

REPETIR PARTES I, II E III.

PARTE V
Eu sei que o Iluminismo vai provocar
uma série de coisas que ainda vão rolar.
Afinal para a ciência o que importa é a razão.
Download da música: aqui.


Proposta de exercício:
1)Dividir a turma em 05 equipes, dar uma parte da paródia para cada uma dessas equipes e pedir que expliquem o que a letra quer dizer, isso no contexto histórico.

Essa atividade é apenas sugestão, visto que minha abordagem da música foi posterior à explicação do conteúdo, a análise da música fica livre.

23 comentários:

  1. Maravilha!
    Pois é uma das proposta de ensino, que permite uma aprendizagem significativa...

    ResponderExcluir
  2. Ficou legal parabéns

    ResponderExcluir
  3. Janaina amei todas as atividade, criativa, saindo da mesmice diária, que tem deixado nossos alunos apáticos e desinteressados.
    Estou quase me aposentando e blogs , face e outros manejos digitais me são alheios.
    Posso copiar algumas atividades no meu blog até que eu possa caminhar por mim mesma?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citando o blog, claro que pode sim Rosangela.

      Excluir
  4. Gostaria de receber a música sobre o iluminismo. Sou a prof Ângela. Aí vai meu Email, prof.angelamariasilva@gmail.com .
    Adoro o seu trabalho, pois tem me ajudado muito ao preparar minhas aulas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, acabei de enviar a música p/ seu e-mail.
      Obrigada pela visita ao blog.

      Excluir
    2. Se possivel for eu também gostaria de experimentar, pode me enviar o arquivo da música, che
      Grato

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Oi adorei o plano mas não consegui baixar a música...vc pode me mandar?????
    danielacontro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, acabei de enviar a música pro seu e-mail.
      Obrigda pela visita.

      Excluir
  6. Poxaaaaa...que maravilha encontrar tão boa partilha...Iluminados mesmo!!! rs...Só fiquei triste porque não consegui baixar a música...Por isso, segue meu e-mail, se for possível, envie para mim.Desde já, obrigada...Ana Cristina.
    E-mail> zuche258@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cristina, acabei de enviar a música pro seu e-mail.
      Obrigda pela visita.

      Excluir
  7. Olá Janaína,
    Desde já quero agradecer pelo pronto atendimento a minha solicitação...Bom demais.
    Os problemas aparecem...e o tempo desaparece!!!kkkkkkkkkkkkkkkk...Mas, Só para Historiar é tudo de mto bom!!!Acredito que logo logo vc estará com tudooooooooo em ordem...eu estarei para comentar e repassar para os demais colegas, o show de trabalho!!!
    No mais, obrigada novamente...rs
    Att.
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  8. Amei a dinâmica é maravilhosa realmente prende a atenção dos alunos, mas não consegui baixar, favor enviar no meu e-mail.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa sua dinâmica favor enviar a música iluminismo pro meu e-mail valdilene.souzza@ig.com.br, post anterior não havia enviado meu e-mail. um abraço. prof. valdilene.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Janaína, tanto eu como minha mãe ficamos muito interessados com sua abordagem do iluminismo. Infelizmente não consegui efetuar o download do arquivo acima, então se possível passe para este email.

    arnaldo.wow@gmail.com

    Agradeço desde já e boa noite.

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns, Janaína! Ficou muuuito interessante a sua paródia. Este foi o primeiro post que vi, mas acho que passarei a frequentar o seu blog. Consegui baixar o arquivo numa boa. Obrigada e, novamente, meus parabéns ;)

    ResponderExcluir
  12. Janaínaaaaaaa!! Parabéns pela sua criatividade, amei tudo, muito lindo e muito Legal, adorei. Parabéns mesmo.
    Gostaria de ter as músicas,poderia me enviar por e-mail. Ficaria Muitoooo Agradecida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o download da música é só clicar no link que tem no próprio post ou na aba MÚSICAS PARA DOWNLOAD ou no ícone de um cd que está na coluna que fica à sua direita.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails